Pais evitam que militante de esquerda palestre na escola dos seus filhos

O Colégio São José, uma renomada instituição de ensino privada em Caxias do Sul, RS, cancelou um evento com a presença do escritor de extrema esquerda Frei Betto, depois que pais e responsáveis promoveram um abaixo-assinado contra a palestra agendada para a tarde de terça-feira, 13 de junho.

A petição, que acumulou mais de 2,7 mil assinaturas, alegava que as obras e ideologias de Betto eram discordantes dos valores que os pais defendem para a educação de seus filhos. A escola, vista como uma extensão do lar e um espaço seguro para a formação de seus filhos, acatou as solicitações dos pais e responsáveis.

Respondendo à situação, o Colégio São José informou aos pais que o espaço não estaria mais disponível para o evento, que inicialmente seria organizado em parceria com o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região e o Fórum das Entidades e Movimentos Sociais.

LINK DO VÍDEO: https://www.instagram.com/p/Ctg3YdNtoRj/

Em Salvador, o vereador Alexandre Aleluia comentou o incidente em um vídeo. “Recentemente tivemos a notícia que em uma escola no Rio Grande do Sul, pais pressionaram para impedir a realização de uma palestra do Frei Betto, ou seja, de um ato flagrantemente ideológico para crianças. E isso só foi possível porque era uma escola privada”, disse.

O vereador defende o poder dos pais para questionar e controlar as ações das escolas, inclusive as públicas. Para isso, ele propôs o “Estatuto do Direito dos Pais” na Câmara Municipal de Salvador, que, no artigo sete, permitiria aos pais questionar decisões semelhantes em escolas da rede municipal de ensino.

“É importante que os vereadores aprovem esse poder de avaliação dos pais”, enfatizou Aleluia, direcionando a todos um convite para conhecer mais sobre suas propostas em seu site.

O evento com Frei Betto, apesar do cancelamento no Colégio São José, será realizado na Universidade Caxias do Sul, no mesmo dia e horário.

Rolar para cima