Dia 13 de junho é comemorado o Dia de Santo Antônio, santo que é padroeiro das dioceses de Alagoinhas, Jequié e Ruy Barbosa aqui na Bahia.
Conhecido popularmente no Brasil como o “Santo casamenteiro”, Santo Antônio nasceu 13 de setembro de 1191 em Lisboa, Portugal, tendo morrido em 13 de junho de 1231 em Pádua, na Itália, motivo pelo qual também é conhecido por Santo Antônio de Pádua.
Seu nome de batismo era Fernando e seus pais chamavam-se Martinho de Bulhões e Teresa Taveira.
Aos 15 anos ele entrou no convento da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, próximo de Lisboa, permanecendo neste convento por 2 anos e pedindo sua transferência para o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra por conta das recorrentes visitas de parentes que recebia, motivo pelo qual alegava não ter paz para estudar. Em Coimbra, ele fez filosofia e teologia.
Frades Franciscanos do convento de Santo Antônio dos Olivais se hospedavam nesse mosteiro de Coimbra quando viajavam para o Marrocos, afim de converter muçulmanos. Ao chegar lá e iniciar a conversão daqueles homens e mulheres, os frades eram martirizados, mas seus restos mortais eram devolvidos para Coimbra, onde morava o Rei de Portugal, que lhes provia sepultamentos dignos de heróis. Ver este martírio acontecendo fez com que Santo Antônio decidisse por imitar os mártires e partir para a evangelização no Marrocos, o que aconteceu em 1220, quando entrou para a Ordem dos Franciscanos, onde mudou seu nome para Antônio, o titular do convento franciscano dos Olivais, um dos enviados ao Marrocos.
Naquele ano de 1220, Antônio desembarcou no Marrocos, mas foi acometido de uma terrível enfermidade que o reteve na cama por todo o inverno, tendo sido enviado novamente para Portugal. O navio que levava Antônio a Portugal foi levado à Itália pelos ventos, desembarcando na Sicília, de onde rumou para Assis, onde encontrou-se pela primeira vez com São Francisco, quando participou de um Capítulo Geral da Ordem, que teve início no dia 20 de maio de 1221, em Assis.
Quando fez o sermão em Forli na ordenação sacerdotal de franciscanos e dominicanos, em 1221, viu-se o incrível pregador que Antônio era.
Por este motivo, o Provincial o encarregou da ação apostólica contra os hereges na região da Romanha e no norte da Itália, quando se tornou extraordinário pregador popular. Em Rimini, os hereges impediam o povo de ir aos seus sermões. Foi então que ele para o milagre, indo para a costa do Adriático e pregando aos peixes, que acorreram em multidão, mostrando a cabeça fora da água. Este milagre invadiu a cidade com entusiasmo e os hereges ficaram envergonhados. É por este motivo que até hoje Santo Antônio também é conhecido como “Martelo dos hereges”.
A essa altura, Antônio vinha sendo o predileto na hora de combater os hereges, tendo sido enviado para o sul da França, em Montpellier, Toulouse, Lê Puy, Bourges, Arles e Limoges.
A fama de casamenteiro se deu porque Santo Antônio teria atendido aos rogos de uma moça que para casar precisava um dote. Ela teria recebido de Santo Antônio um bilhete para entregar a um determinado comerciante. O bilhete dizia que o comerciante desse à moça moedas de prata segundo o peso do papel. Pensando que o papel pesaria muito pouco ele aceitou. Mas foram necessários 400 escudos da prata para que a balança chegasse ao equilíbrio. O comerciante lembrou-se de uma promessa que havia feito a Santo Antônio e não havia cumprido: dar 400 escudos de prata. A jovem recebeu a quantia e pode assim casar-se.
Santo Antônio dedicou-se a escrever os sermões das festas dos grandes santos e de todos os domingos do ano a pedido do Cardeal de Óstia em Camposampiero. Durante a quaresma, ele saía em peregrinação, o que fez até morrer por conta de uma hidropisia maligna (insuficiência cardíaca congestiva) em 13 de junho de 1231.
A comoção foi tão grande Santo Antônio teve a canonização mais rápida da história, tornando-se santo em apenas 11 meses.
Santo Antônio é, sem sombra de dúvidas, um dos santos mais amados do Brasil, sendo motivo de festa de Norte a Sul do Brasil, arrastando multidões de fiéis em Cristo, convidando-nos a ter uma vida santa. Por este motivo, trago a você alguns papéis de parede em homenagem ao Martelo dos Hereges para usar no seu celular.


















Se você está procurando por papéis de parede de Nossa Senhora Aparecida, basta clicar aqui.